Auto Brasil soluções para frotas, carros e motos desenhados sob medida.

Colocamos à sua disposição Central de Monitoramento via satélite (Rastreadores), Plano de Assistência Veicular 24h, entre outros.

Primeiro emplacamento – Saiba qual o período permitido para transitar com seu veículo zero sem placa


primeiro emplacamento 1

O emplacamento de veículos no Brasil é feito pelos Departamentos Estaduais de Trânsito – DENTRANS, de cada estado e segue uma sequência única para todo o país.

O sistema atual utilizado é o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM, que tem como principal finalidade realizar o registro de todos os veículos do país, efetuados pelas unidades do Detran em cada estado, e centralizados pela unidade central, o Denatran.

De acordo com o Departamento Estatual de Trânsito – DETRAN, todo proprietário de veículo zero quilometro deveria providenciar a documentação do carro imediatamente.

Desta forma, evitaria qualquer tipo de penalidade ao proprietário como, multa e apreensão do veículo, além também de facilitar a localização em caso de furto ou roubo.

A resolução n° 04/98 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, diz que todo veículo zero deve ser registrado e licenciado no município de domicílio ou residência do adquirente.

Tal registro é necessário para a emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV) que permitirá seu emplacamento e a concessão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório.

O registro do carro zero deve ser realizado em até 30 dias após a emissão de nota fiscal, o que não assegura o direito de trânsito do veículo durante esse período.

A documentação poderá ser providenciada pela concessionária, por um despachante credenciado ou pelo próprio proprietário do veículo.

O veículo deverá ser licenciado junto ao órgão de trânsito da cidade onde o proprietário do veículo reside.

Ainda no artigo 4° resolução n° 04/98 do CONTRAN, consta que todo veículo novo, zero quilometro, poderá transitar sem placa até 15 dias corridos da data registrada na nota fiscal.

O adquirente de veículo zero quilometro que transitar sem placa deverá estar de posse da nota fiscal de compra que deve conter o carimbo com a data de saída da concessionária.

Lembrando que, o veículo apenas poderá transitar sem placa para realizar o itinerário da concessionária ao órgão de transito do município.

Desta forma, este veículo não poderá transitar pelas ruas no período em que os órgãos de trânsito não funcionam, como por exemplo aos finais de semana ou à noite.

No caso do não cumprimento, o motorista pode amargar uma multa de R$ 191,54, levar sete pontos na carteira de habilitação e ainda verá o veículo ser rebocado.

Uma vez realizados os registros necessário, o prazo médio de entrega das placas de veículo solicitadas ao Detran é de 5 (cinco) dias úteis. As  placas são confeccionadas por empresas vencedoras de licitação pública que são responsáveis pela sua confecção e instalação nos veículos.


Categorias: Produtos e Serviços para carros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>